cysnenegro

domingo, maio 01, 2005

Não se saber a tabuada

Outro dia, o tema de conversa era uma reportagem feita aos alunos do Técnico em que a maioria deles, salvo duas excepções, não sabiam a tabuada toda! Isto, num almoço entre professores, gerou muita polémica, ao qual eu me mantive à parte porque nunca consegui decorar o 7x7, 7x8 e o 8x8 (telhados de vidro...).
Mas entre professores que comentavam "que vergonha!, que vergonha!", houve um outro que teve um comentário mais (bem) pensado.
Sendo os alunos do Técnico dos melhores do país, nas engenharias, e dos com mais procura, que, de facto, terá o peso da tabuáda (toda decoradinha as 100 continhas) uma relevância tão importante? Claro que temos de saber fazer contas de cabeça, mas o ensino, e o mundo, cada vez precisam mais de que os alunos das Tecnologias saibam como lidar com os diferentes tipos de calculadoras e programas de computador. Francamente, dou mais possibilidades de tirar boa notas a uma Tecnologia o aluno que saiba utilizar o Excel do que o que saiba toda a tabuada bem decoradinha! Mesmo o 7x7, 8x7 e o 8x8!